Contagem Regressiva para a Copa 2014

Faltam:
Carregando
Slide 01 Slide 02 Slide 03 Slide 04

Notícias Recentes >>

  • 13
    Abril
    2013

  • foto da noticia

    03
    Abril
    2013

  • foto da noticia

    29
    Março
    2013

Notícias >>

23 de Agosto de 2012

AGRESTE MERIDIONAL SUGERE AÇÕES CULTURAIS PARA A COPA EM PERNAMBUCO

Coonsult

imagem da notícia

Qualificação profissional, melhorias na infraestrutura, promoção de ações sociais... As contribuições da população do Agreste Meridional para o projeto Pernambuco na Copa abrangeram as mais diversas áreas possíveis. Mas, durante o seminário regional realizado na cidade de Garanhuns nesta quinta-feira (23), foi a cultura o tema que ocupou boa parte das intervenções da plenária. No Centro Cultural do município, dezenas de moradores receberam informações dos preparativos do Estado para o Mundial da FIFA de 2014 e sugeriram várias ideias para a participação da região no evento. 

Entre as principais sugestões para a área de cultura, destacam-se a internacionalização da programação do Festival de Inverno de Garanhuns a partir da vinda de atrações estrangeiras que despertem o interesse dos turistas em participar do evento, bem como a criação de uma coletânea sobre os produtos culturais da região para ser disponibilizada aos visitantes. Na ocasião, também foi levantada a possibilidade de inclusão das exibições públicas dos jogos na programação do festival, ainda que, para isso, fosse necessária uma antecipação do calendário do tradicional evento. 

“A Copa do Mundo é uma grande vitrine para o nosso estado. E uma diferença de Pernambuco com relação às outras sedes é a nossa riqueza cultural. Temos que transformar a cultura local como o cartão de visitas para os turistas”, ressaltou o Secretário Executivo de Relações Institucionais da SECOPA-PE, Gilberto Pimentel. O seminário contou ainda com a presença do Diretor de Esportes da Cidade de Garanhuns, Josmar Brandão; e da gestora das escolas integrais da Secretaria Executiva de Educação Profissional do Estado de Pernambuco, Zélia Oliveira. 

Outras ideias interessantes também entraram em campo durante a plenária. Entre elas, o aproveitamento do Estádio Gigante do Agreste como Centro de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo de 2014; obras de melhoria na infraestrutura de transporte de acesso a Garanhuns, como a duplicação da BR-423; e a realização de cursos de línguas estrangeiras e de capacitações visando o bom atendimento aos turistas. Com relação à questão social, foi sugerida uma atenção especial para duas importantes questões: o desaparecimento de crianças e adolescentes, cuja quantidade de casos tende a crescer devido ao aumento no fluxo de pessoas durante os megaeventos, e a acessibilidade. 

Na ocasião, também foi solicitada a criação de um Grupo de Trabalho para a Copa do Mundo de 2014 em Garanhuns com o objetivo de prolongar e aprofundar as discussões sobre o assunto. “Esse seminário foi maravilhoso, pois trouxe as oportunidades de a gente poder participar da Copa do Mundo e as chances de se trazer investimentos econômicos e sociais para a cidade”, comemorou Ronaldo Cesar, de 43 anos e morador da Cidade das Flores. 

O seminário regional Pernambuco na Copa do Mundo da FIFA continuou durante a tarde, com a realização de um campeonato de futebol de sabão na Praça Guadalajara. A estudante Greyce dos Santos, de 15 anos, era uma das mais animadas com a atividade recreativa organizada pela caravana do Governo do Estado. “Gostei muito, tanto que estou na fila para participar de novo com minhas amigas. Como eu gosto de cinema, também vou vir à noite”, disse, referindo-se ao “terceiro tempo” do seminário: o Cinema na Praça – a exibição gratuita de um filme com a temática do futebol, a partir das 19h. 

 

Twitter - SECOPA Pernambuco >>