Contagem Regressiva para a Copa 2014

Faltam:
Carregando
Slide 01 Slide 02 Slide 03 Slide 04

Notícias Recentes >>

  • 13
    Abril
    2013

  • foto da noticia

    03
    Abril
    2013

  • foto da noticia

    29
    Março
    2013

Notícias >>

20 de Outubro de 2012

SOBRE DUAS RODAS, PERNAMBUCANOS COMEMORAM 600 DIAS PARA COPA DO MUNDO

imagem da notícia

Uma enorme onda verde e amarela tomou conta das ruas de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na manhã deste sábado (20). Ao todo, mais de 1,5 mil pessoas tiraram suas bicicletas de casa para comemorar a marca de 600 dias para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM. Realizado pela Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 em Pernambuco (SECOPA-PE), o passeio ciclístico veio celebrar essa representativa data da contagem regressiva para o início do Mundial no País. 

Durante o evento, chamava à atenção a presença de várias famílias pedalando juntas. “Já pratico ciclismo há dez anos e, como gosto muito de andar de bicicleta, resolvi vir para o passeio e trazer toda a minha família”, afirmou Ednaldo Luís, de 62 anos, que estava acompanhado de suas duas filhas, uma de 6 anos e outra de 8 anos, e também de sua esposa, de 48 anos. Junto com os demais participantes, o quarteto seguiu pedalando do Parque Dona Lindu em direção ao Segundo Jardim de Boa Viagem, retornando ao parque pela Avenida Domingos Ferreira. 

A grande participação de crianças foi outro destaque do passeio ciclístico. Sentado numa cadeira fixada junto ao guidão da bicicleta de seu pai, lá estava Nuno Morais, de apenas 3 anos, com seu capacete devidamente a postos, apenas esperando a hora de ser guiado sobre as duas rodas. “A bicicleta já faz parte da minha rotina e já comprei uma para o meu filho. Então, gosto de trazê-lo para passeios assim já para ir criando nele o hábito de pedalar”, explicou o pai da criança, Rui Morais. 

Se não há uma idade mínima para andar de bicicleta, muito menos existe um limite para deixar de fazê-lo. Demonstrando que exercícios físicos são sempre bem-vindos em todas as fases da vida, muitos adultos mostraram muita energia e disposição e concluíram tranquilamente o percurso de 12 km do passeio ciclístico. “Copa do Mundo e bicicleta têm tudo a ver, pois envolvem dois esportes, o futebol e o ciclismo. Então, acredito que eventos como este deveriam acontecer sempre, até porque estimulam a prática esportiva”, disse o advogado Jorge Anunciação, de 56 anos, que já pedala há cinco anos.  

E teve até super-herói andando de bicicleta no passeio ciclístico dos 600 dias para o Mundial da FIFA. Fantasiado de Batman, o empresário Odilon da Silva, de 48 anos, atraiu os olhares curiosos dos participantes do evento, que se aproximavam a todo instante para registrar em fotos o encontro inesperado com o Homem-Morcego. “É muito válido vir fantasiado, principalmente por causa da reação das crianças. Gosto de participar de eventos grandes como este não apenas por elas, mas também para estimular o lado da solidariedade, meu e das outras pessoas”, afirmou, fazendo referência à forma de inscrição no passeio: a doação de um quilo de alimento não perecível. 

Bastante satisfeito com a participação da população na comemoração dos 600 dias para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM, o Secretário Extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão, destacou que esses eventos de contagem regressiva já fazem parte do calendário da cidade-sede Recife. “Estamos realizando essa contagem desde os 1.000 dias, com o objetivo de lembrar à população que a Copa está chegando. Com eventos variados, a idéia é, sempre a cada 100 dias, mobilizar todos para a competição”, ressaltou. Ao todo, a Arena Pernambuco será palco de cinco jogos do Mundial: quatro referentes à primeira fase e uma partida válida pelas oitavas de final. 

Público satisfeito
— A realização do passeio ciclístico foi tão aprovada pelos participantes que, ao final do evento, já surgiam as primeiras solicitações para uma nova edição nos próximos meses. “Foi tudo muito organizado, adorei mesmo. Gostaria que eventos assim acontecessem mais vezes durante o ano, porque, além de ser um incentivo para a utilização da bicicleta no dia a dia, fazem um bem enorme à saúde”, disse a vendedora Marilena Dantas, de 58 anos. Ao final do evento, foram sorteadas três bicicletas entre os participantes do passeio. E uma delas já tem endereço certo: a casa de Marluce Maximeno, de 45 anos. “Vim apenas para pedalar e ainda ganhei uma bicicleta. Foi tudo ótimo, do passeio ao prêmio”, comemorou. 

Para o Secretário Executivo de Relações Institucionais da SECOPA-PE, Gilberto Pimentel, a realização do evento foi bastante positiva: “Eventos desse tipo são importantes porque mostram à população que sediar a Copa do Mundo não é um projeto que envolve apenas futebol, colocando em discussão também temas que são essenciais para o Estado, como a questão da mobilidade urbana e do meio ambiente. O trajeto do passeio foi marcado por tanta animação e descontração que, agora, o anseio dos participantes é saber quando vai ocorrer o próximo”. 

 

Twitter - SECOPA Pernambuco >>