Contagem Regressiva para a Copa 2014

Faltam:
Carregando
Slide 01 Slide 02 Slide 03 Slide 04

Notícias Recentes >>

  • 13
    Abril
    2013

  • foto da noticia

    03
    Abril
    2013

  • foto da noticia

    29
    Março
    2013

Notícias >>

12 de Março de 2013

TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS SERÁ ENTREGUE NO FINAL DE MARÇO

Portal da Copa

imagem da notícia
Ao completar 476 anos nesta terça-feira (12.03), Recife está prestes a receber um presente: as obras no novo Terminal Marítimo de Passageiros do porto serão entregues em 28 de março. O projeto está inserido na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo, assim como os terminais de Fortaleza, Natal, Salvador e Manaus, que elevarão os portos do país a um novo patamar na recepção de passageiros e servirão para ampliar a capacidade hoteleira das cidades-sede durante os megaeventos esportivos.
 
“O terminal marítimo foi pensado, também, para possibilitar a atracação dos navios e servir de meio de hospedagem. Hoje Recife não necessita tanto dessa hospedagem dos navios, porque a capacidade já suporta a demanda da Copa, mas de qualquer forma há essa possibilidade. Inclusive, a gente já recebeu alguns contatos de fora, demonstrando interesse em trazer navios que sirvam de hospedagem. A gente poderá ter pelo menos três navios atracados no porto e quatro mil pessoas circulando aqui dentro sem problemas”, destaca Marta Kümmer, diretora presidente do Porto de Recife.
 
Após quase um ano e meio de obras, o terminal contará com salas de embarque e desembarque, espaços para os órgãos reguladores e de fiscalização, balcões de check-in, áreas para agências de viagens, lojas e restaurantes. Com 25 mil m², o local terá ainda 176 vagas de estacionamento para veículos comuns e 12 para ônibus. Localizado no centro da capital pernambucana, no Bairro do Recife, o empreendimento servirá para revitalizar a região portuária.
 
“A gente já recebe transatlânticos, mas teremos capacidade para receber um número maior de navios. Hoje, no embarque dos passageiros, não há conexão entre as áreas primária e secundária, elas não se comunicam. Os ônibus vão para a beira do cais pegar os passageiros e sair imediatamente do porto. Com o terminal, o passageiro vai sair do navio, caminhar pelo terminal e sair na cidade, em uma área revitalizada. É isso que tem de diferente. Em um porto você tem todos aqueles equipamentos, contêineres, armazéns, equipamentos grandes. O passageiro não vai conviver com isso, ele vai sair numa área de entretenimento, lazer, com uma dinâmica totalmente diferente”, explica Kümmer.
 
Com investimento de R$ 28,07 milhões, sendo R$ 21,8 milhões de recursos federais, o projeto aproveitou o antigo Armazém 7, que passou por reformas internas, mas teve a estrutura mantida. Voltado para o cais, o armazém conta no térreo com salas de embarque e desembarque, com um mezanino que será utilizado como memorial do porto, além do primeiro pavimento, que terá lojas e restaurante. Uma escada normal e outra rolante, uma rampa e dois elevadores dão acesso de um piso a outro.
 
Uma passarela dá acesso do Armazém 7 à “Sala Pernambuco”. Recém-construída, ela é voltada para a cidade, com uma fachada em estrutura metálica, que lembra um barco de papel. O espaço abrigará os balcões de check-in, salas de agências de viagens e dos órgãos reguladores e de fiscalização do governo.
 
O cais em frente ao Armazém 7 tem um calado (profundidade) entre sete e oito metros. Os navios de maior porte atracam em uma área mais afastada e, por isso, o projeto prevê obras de pavimentação e urbanísticas para o traslado do navio ao terminal. “Temos todo o cais para atracação. Se chegarem navios de maior porte, eles podem atracar mais na frente, onde há maior calado. As pessoas terão um serviço de ônibus, que traz o pessoal assim que sai do navio e vem para o terminal”, afirmou o engenheiro responsável pela obra, Bruno Ventura.
 
Cerca de 160 operários trabalham para entregar o empreendimento no cronograma previsto. “A obra está em fase final de acabamentos e revestimentos de pisos e paredes, algumas intervenções nos quatro banheiros, uma série de equipamentos sendo entregues e instalados, como escadas rolantes, elevadores, scanners, esteiras de bagagens, luminárias, interruptor, todos esses serviços que são executados em final de obra, como paisagismo”, detalha Ventura.

Texto: Gabriel Fialho, do Portal da Copa

Twitter - SECOPA Pernambuco >>