Contagem Regressiva para a Copa 2014

Faltam:
Carregando
Slide 01 Slide 02 Slide 03 Slide 04

INTRODUÇÃO >>

 

O Brasil será a sede da Copa do Mundo da FIFA 2014. A decisão foi tomada pelo Comitê Executivo da FIFA em 30 de outubro de 2007, em Zurique, na Suíça.

A Copa do Mundo é o mais importante torneio masculino de futebol, organizado, a cada quatro anos pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) entidade privada, que ao longo de oito décadas consolidou o torneio como o maior evento esportivo do mundo.

Para o Brasil, a Copa do Mundo da FIFA representa mais do que o orgulho de sediar o maior evento de futebol do planeta. É a oportunidade de traçar metas e objetivos para incremento de infraestrutura e serviços em diversos setores.

Estima-se que a Copa do Mundo da FIFA 2014 agregará 183 bilhões de reais ao PIB do país e mobilizará 33 bilhões de reais em investimento em infraestrutura, com destaque para a área de transporte e sistemas viários. Aproximadamente 3,7 milhões de turistas, brasileiros e estrangeiros, deverão gerar, no período do evento, 9,4 bilhões de reais. Em todas as áreas, 700 mil empregos permanentes e temporários serão criados.

Além do investimento em infraestrutura, os grandes eventos esportivos fortalecem a imagem do país no cenário externo. Essa perspectiva era bastante diferente em 1950, quando organizamos nossa primeira Copa. Naquele momento nem sequer havia transmissão televisiva. E aos olhos do mundo não havia uma identificação tão forte entre Brasil e futebol. Pelo menos essa percepção não era disseminada, como é hoje.

A despeito da frustração da Copa de 1950, o Brasil é hoje o maior vencedor da história, o país com o maior número de jogadores entre os melhores do mundo, um berço de talentos. Essa identidade do país com o futebol pode nos tornar a maior vitrine da história das Copas.

Teremos a oportunidade de promover nossa cultura e diversidade quando a atenção de 30 bilhões de espectadores (audiência acumulada) estará voltada para nós. Um espaço gigantesco a ser preenchido de forma organizada para reafirmarmos a imagem de um país vibrante, democrático, e que dá passos largos em busca de um desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente sustentável.

Fontes de informação: FIFA / Governo Federal